Aceitar ou reprimir?

Ser capaz de aceitar certas coisas aumenta a tua qualidade de vida. Dá paz e promove o amor-próprio. A aceitação é um processo de aprendizagem, é claro que não se aceita imediatamente algo que se considere difícil. Por exemplo, pode ser uma determinada situação, algo na tua relação ou certas características tuas.

Vou dar-te algumas sugestões, orientações sobre como aprender a aceitares-te a ti próprio e a situações difíceis.

Isto começa com as tuas próprias emoções.

O que quero realmente dizer com a aceitação?

A aceitação é experimentar algo como é, sem o julgar. Isto pode ser sobre as tuas próprias emoções, sobre uma certa situação ou sobre uma certa pessoa.

A base da aceitação reside em aceitar os teus próprios sentimentos. Na vida nem tudo é fácil, mesmo a pessoa mais equilibrada experimenta emoções negativas. Luto, desilusão, tédio e frustração são emoções que todos passamos.

Aceita as tuas emoções

Esconder ou negar as emoções negativas é uma forma comum de defesa. Muitas pessoas querem proteger-se porque têm medo, ou mesmo vergonha, de emoções negativas. Se não aceitares as tuas emoções, elas regressam ainda mais fortes. Ao optar por aceitá-las, crias também uma base para aceitar certas situações ou pessoas.

O que fazes para aceitar as tuas emoções?

O primeiro passo para aceitar as emoções é observar como se lida com elas.

Aceitas as tuas emoções, ou fazes algo para as reprimir?

Por exemplo, o seguinte é comum:

Alimentação emotiva;
Beber mais álcool do que o habitual;
Entrar para dentro da concha e isolares-te completamente;
Ver séries intermináveis na TV;

Existem mais mecanismos de defesa que as pessoas têm para suprimir as suas emoções. Observar o que se faz em tal situação é o primeiro passo.

Descobre de onde vêm os teus modelos

Muitas vezes a forma como lidas com as tuas emoções vêm da tua infância.

Foi-te dado o espaço para chorar ou ficares zangado, ou foste muitas vezes (bem intencionalmente) encorajado a seres forte?

A dimensão em que as famílias falam de emoções também desempenha um papel importante. Se vieres de uma família que não falou muito, é provável que também tenhas dificuldade em falar sobre os teus pensamentos ou emoções. Por mais difícil que seja, mesmo em modelos profundamente arraigados podem ser alterados, desde que se tenha conhecimento dos mesmos.

Escreve de onde vêm os teus modelos. Tenta falar, escrever sobre as tuas emoções em vez de te esconderes atrás do teu modelo.

Abraço forte
David de Sousa

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