depression, depressed, sad

Alimente sua Mente!

Um pequeno guia de sobrevivência!

Bem-estar não é apenas uma questão de dieta e atividade física. A maneira como alimenta a sua mente é igualmente importante. Ter uma alimentação saudável e movimentar-se regularmente nem sempre são uma garantia suficiente para assegurar equilíbrio, produtividade e felicidade.

Alimente a sua mente com momentos de contemplação

Desfrutar da natureza, contemplando tudo o que rodeia através dos cinco sentidos, aproveite estes momentos em silêncio, momento a sós. Tomar consciência da beleza da criação. Isto proporciona muitos benefícios à saúde, gera um estado profundo de relaxamento, acalma a mente e promove fortemente o bem-estar e a saúde em geral.

Alimente o seu interior em casa

O equilíbrio em casa é um elemento-chave para criar uma sensação de paz e uma mente pacífica. Pesquisas mostraram que um ambiente congestionado e desorganizado pode aumentar a ansiedade, depressão e fadiga. Não espere até à primavera para limpar. Organizar seu espaço pessoal pode fazer maravilhas para esvaziar sua cabeça. Um casulo limpo e organizado é sagrado para a paz de espírito.

Alimente as amizades que importam

O ser humano é um ser social. As amizades ajudam a moldar nossa conceção do mundo e fornece-nos o apoio de que mais precisamos. Estudos mostraram que pessoas mais conectadas aos outros sofrem menos ansiedade e depressão. Uma vida social saudável também pode fortalecer a auto-estima, empatia e confiança. Tudo depende, é claro, da qualidade dos relacionamentos. Embora atualmente seja difícil visitar seus amigos, não se esqueça de ligar para eles enquanto caminha ou saírem juntos para tomar um café ao ar livre. Isso é saúde para a sua mente!

Alimente o seu conhecimento com um bom livro

Uma boa maioria de nós gosta de devorar um bom livro e ele traz muito mais do que o prazer de uma boa história. As tomografias computadorizadas mostraram que a atividade cerebral se intensifica e persiste vários dias após a leitura de um livro. Estudos também sugerem que a leitura melhora a empatia, enriquece o vocabulário e reduz o risco de demência senil.

Seu cérebro tem que fazer dieta?

Embora seja importante nutrir o seu corpo e mente com hábitos saudáveis, deve prestar atenção às influências negativas na sua vida diária. De fato, muitas coisas que são aceitáveis em pequenas doses podem, a longo prazo, interromper sua saúde mental, criatividade e produtividade.

Redes sociais

Os especialistas são unânimes. Como todas as coisas boas, as redes sociais devem ser consumidas com moderação. Estudos mostraram que percorrer seu feed de notícias liberta a dopamina, o hormônio da felicidade e do prazer; seu sistema de auto-recompensa. Por outro lado, essas plataformas são projetadas para incentivá-lo a permanecer mais tempo desnecessariamente online. É difícil para si diminuir a presença nas redes sociais? Não é o único. Tente instalar aplicativos que limitem o tempo, pode usar extensões de navegador que bloqueiam essas páginas da web após um tempo definido por si. Isso fará com que esteja no controle e estará menos inclinado a sucumbir à tentação.

Televisão

Assistir TV não é ruim por si só. Programas educacionais ensinam muitas coisas, suas séries favoritas podem ser uma fonte de fuga e entretenimento mais do que o necessário. No entanto, assistir três horas ou mais por dia pode afetar seu comportamento e levar a distúrbios do sono e problemas de saúde. Na era da compulsão, estudos mostraram que a televisão pode tornar-se tão viciante quanto as redes sociais. Daí a importância de estabelecer um limite de tempo!

Trabalho

Nosso modo de vida digital permite-nos permanecer conectados mais facilmente do que nunca ao nosso trabalho, especialmente agora. De acordo com a Clínica Mayo, ficar muito ligado ao seu trabalho pode levar ao esgotamento e levar à fadiga, irritabilidade, falta de motivação e diminuição da qualidade do trabalho. O equilíbrio é a chave para remediar o esgotamento. Saber distinguir a vida profissional e privada não só o deixará mais feliz, mas a qualidade do seu trabalho também será melhor.

Passar algum tempo todos os dias alimentando sua alma e mente, mais cedo ou mais tarde, trará benefícios ao longo da vida, vai sentir-se mais motivado, menos ansioso, menos stressado e verá o mundo de um ângulo positivo. Então, qual é o seu próximo objetivo?

Um forte abraço.
David de Sousa

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.